2º Seminário . 2014

Chegou a hora...

O Instituto Helena Firmina de Queiroz através do Projeto Quintal - onde a infância brota! traz, com muita alegria, nosso

II SEMINÁRIO ESTUDOS DA INFÂNCIA - IMAGINÁRIO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE




Em 2013 conseguimos fazer ( o Quintal e vcs ) o I Seminário, agora, está mais do que na hora do nosso segundo encontro. A EDUCAÇÃO, sobretudo a de crianças, precisa da nossa intervenção. Da ação de brasileiros e brasileiras que de tanto acreditar criam novas abordagens educativas que ouvem, acalentam, orientam e ensinam.
Mas, para fazer a mudança junto às crianças, precisamos ter uma conversa com os adultos, afinal, eles convivem e conduzem os pequenos. Educadores, pais, professores, coordenadores, diretores de escolas, cuidadores, tios, vovôs e vovós, primos... precisamos caminhar em busca do nosso DESENVOLVIMENTO PESSOAL. Precisamos SER melhores enquanto pessoas, uma melhora que se transforma em beleza interior que é espalhada como um “lindo” perfume onde quer que estejamos.
Nunca esqueço, as crianças de Reggio Emilia desenharam o cheiro do perfume... Até onde vai o IMAGINÁRIO desta criança? Qual o resultado de uma mente criativa? O que desejamos ver em nossas crianças está sendo ofertado ou semeamos maçãs para colher uvas? Quais os significados que elas conseguem criar? Quais memórias terão para se apoiar na caminhada da fase adulta? Como ultrapassar os limitados muros das escolas, dentro e fora dela? Que SOCIEDADE queremos?
Pensando em tudo isso e mais um pouco, lamentando a ausência de Rubem Alves e acreditando que juntos podemos muito, estaremos reunidos com:


Ana Thomaz – Mãe de três filhos, educadora, ex-bailarina. Trabalha a mais de 15 anos ajudando pessoas a viver com o corpo inteiro.













Gabriela Romeu - Gabriela Romeu é jornalista e documentarista. É uma das idealizadoras do projeto Infâncias , que está documentando a vida de crianças em diferentes lugares do país (www.projetoinfancias.com.br).






Guilherme Blauth - educador, ecologista e artista, facilitador de processos ecopedagógicos, autor do livro Jardim das Brincadeiras, do Jogo da Carta da Terra, Kablan, e diversos outros materiais que conectam aprendizagem, vida e arte.





Fernando Aguzzoli – Neto de D. Nilva. Ao ver a avó que o criou enfrentar o triste dia a dia de um portador de Alzheimer, Fernando Aguzzoli decidiu largar tudo que tinha -- o emprego, a carreira, os estudos -- para tentar amenizar o sofrimento com amor e muitas risadas. O que esta relação nos ensina ?






Lydia Hortélio – Professora de Música e dedica-se à pesquisa e difusão da Cultura da Criança e de Música Brasileira, em particular das manifestações culturais da zona rural do município de Serrinha/BA. Tem participado de vários projetos de Educação, buscando favorecer a inteireza e o movimento da Criança, e despertar uma consciência de Brasil.




Raquel Nopper Alves – 
Filha do nosso mestre Rubem Alves, compartilhará conosco o seu olhar de criança, de filha... O outro lado das falas do mestre que nos deixou este ano.












Ana Paula Hunziker– Nos apresentará o Instituto Rubem Alves, suas práticas.







Bando Cumatê - Salvador - Cultura viva, musicada e dançada. Será um encontro cheio de história... Conheceremos a tragetória e as ações (na práticas) deste movimento que deixa colorida a vida das pessoas por onde passa. Cultura, Educação... Onde está o limite entre uma e outra ?
 





Seguiremos nossa caminhada e nos encontraremos uns com os outros, em momentos para olhar, dialogar, viajar, cheirar, rodar, sentir... Partiremos rumo à cidade de Cachoeira para duas lindas visitas:
1 - Casa de Barro – Uma organização cultural criada em 25 de julho de 2005 a fim de contribuir com o desenvolvimento humano e cultural nas cidades do Recôncavo da Bahia. As ações são transversais, multidisciplinares e privilegiam os campos da cultura, da arte e da educação. Nossos esforços são empreendidos para preservar, promover e celebrar a diversidade cultural e nossos bens patrimoniais de natureza imaterial, incentivar a escrita e as leituras (de livros e do mundo).




 A outra visita em breve será divulgada !


Voltando para nosso espaço de "viagens", olharemos para o nosso planeta, para a nossa importância, para o que está além... em uma belíssima viagem através da Observação do Céu Noturno com Fernando Munaretto. O que as estrelas nos ensinam ? Como toda esta observação pode contribuir para o nosso desenvolvimento pessoal ? Quando foi a última vez que você olhou as estrelas ?

Fernando Munaretto - é paranaense, radicado na Bahia desde janeiro de 1996. Astrônomo amador e montanhista, amante de história, geografia e literatura. Compartilha os seus encontros com o Universo no Blog O Guardador de Estrelas.









SOLICITE SUA FICHA DE INSCRIÇÃO !!!


Um demorado abraço,