sexta-feira, 19 de setembro de 2014

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Presentes !!!


Ele prometeu e trouxe: sua alegria, brigadeiros e amigos...
Meu amigo Miguel



Era uma vez uma abelhinha chamada Maria...


Ela gostava de voar em balanços


Brincar com o palhaço da boca grande


Ficava pensativa quando não conseguia abrir a tinta para pintar a sua casinha

Mas, aos poucos, entre balanços, palhaços e tintas, deixava sua casa rosa
Assim vivia a abelhinha Maria, pintando o mundo com várias cores...

Êita que a festa vai ser boa !!!



Para Crianças !!!
Inscrição até o dia 12 de Setembro: 
R$ 25,00 para crianças que não fazem parte do Quintal (os novatos... :) 
Grátis para as crianças do Quintal (os velhinhos...rsrs)

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

AGORA É OFICIAL !!!

AGORA É OFICIAL, o Quintal, é um projeto do 
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE 
HELENA FIRMINA DE QUEIROZ.
Nunca estivemos separadas, como todos já sabem, mas, oficialmente, estar junto com minha família nesta jornada é um sonho realizado. Não foi fácil chegar até aqui, mas também não foi difícil, foi uma caminhada, um passo de cada vez... As burocracias, sem o conhecimento necessário, e sem saber onde buscar informação, faz com que percamos muito tempo. Mas, como já falei aqui também, no meu caminho sempre aparecem "corações" de verdade, em pedras, em folhas, em nuvens, em trapos, em papel no chão, etc. Dá mesma forma surgem "amigos com asas" que vão abrindo os caminhos, direcionando, indicando, assinando, xerocando,dando carona... É o espirito do Quintal, amigos, força, determinação, coragem e SIMPLICIDADE !

Agora que somos muitos mais ainda, nos aguardem !!! rsrs

Um abraço demorado !

domingo, 24 de agosto de 2014

Cafezinho de tardinha...

Eu e ela... 
Depois de uma tarde de correia (não sei como eles conseguem correr, pular, saracotear a tarde inteirinha que Deus deu... rsrs. Como sou curiosa, perguntei: " Como vcs conseguem, não ficam cansados ?" A resposta veio na ponta da língua: " Somos crianças" !!! ) um momento poesia, com cafezinho (quero com pão..., mas não tem pão, só o café...tintin :) )





Sábado - 23 de Agosto de 2014

Era uma vez uma linda e ensolarada tarde de sol... Chegaram as crianças e, a festa começou !!!

Pausa para a merenda da tarde...






VENHA CONHECER O QUINTAL :)

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Em uma tarde de Agosto...

OLÁ !!!
Durante esta semana ganhamos um lindo presente: Gravamos uma matéria para o programa APROVADO - REDE BAHIA. Será exibido dentro de alguns dias, em um programa especial sobre brincadeiras infantis.
Desconsiderando a minha nervosa, rouca, e febril fala, me parece que correu tudo bem  Foi uma tarde bem divertida: salvamos filhotes de passarinhos, comemos bolo de aipim, reunimos música e amigos, ouvimos as "estórias" das crianças que explicaram o que é o Quintal ( Sempre achei que elas explicam melhor do que eu... rsrsr )... A equipe muito simpática, entrou literalmente na dança das crianças. Vamos aguardar !!!
Sem dúvida uma grande vitrine para este nosso pedacinho Quintal 
Um demorado abraço,
p.s. Obrigada Gabi ( Gabriela Azevedo )

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

REPENTISTA, CORDELISTA, AMIGO: Antônio Queiroz


Vivência na Escola...

- Bom dia Pró !
- Bom dia !!! 
- Olha o que eu trouxe !!! 
Me mostrou com um sorriso largo no rosto. Se tratava de um carrinho de ferro, tipo Maverick, bem velhinho, com sinais de ter sido azul.
- Lindo, mas tenha cuidado para não perder.
- Não, vou mostrar a meus colegas.
Um tempinho depois um amigo chegou e...
- Olha o que eu trouxe !!! 
Entregando o carrinho na mão do amigo como se dissesse: ESTE É MEU MAIOR TESOURO !
O amigo chegou perto de mim, eu estava na porta da sala, e me disse, depois de contemplar o brinquedinho um tempinho...
- Pró, eu tenho muitos carrinhos, vou trazer um para meu amigo E.
- Porque ? Perguntei me abaixando para ficar da altura dos olhos dele.
Ele sorriu, um pouco sem graça, e disse: 
- Porque... esse está velhinho.

Moral da "estória": Ele sentiu que aquele carrinho era muito importante para o amigo e ficou sensibilizado a ponto de entender o que sentiu: generosidade !

   Fonte: Google

Vivência na Escola II ...

Eles estavam brincando com estes bloquinhos de montar... 
Construíam alguma coisinha e corriam para me mostrar. Em um momento um meninho veio e disse: " Olha Pró o que eu fiz... :)" "Que lindooooooo, parece um disco voador..." Fiz a maior festa. Demorou um tempinho ele veio novamente:  "Olha Pró..." E eu, fazendo uma festa maior ainda, com a mão na boca demonstrando espanto, falei com os olhos arregalados: " Lindoooooooooooo, já sei, isto é uma nave espacial...Não é ?"
Ele, do alto dos seus 4 anos, me disse com um olhar de desdém...: " Não, (dããã), é uma barata..."
Ahhhh, é mesmo...rsrsrrsrsrsrsrrsr
E não é que parecia mesmo ? Segue a minha ilustração da barata que me surpreendeu... :) Não é claramente uma barata ?

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Encontro Jardin Fabulinus – Territórios de Aprendizagem

LOCAL: Espaço Cultural Quintal - Bahia ( Feira de Santana )
DATA: 22 e 23 de Agosto de 2014
PROPOSTA: O Jardin Fabulinus, tornou-se referência na educação infantil por implementar uma prática pedagógica diferenciada, inspirada em Reggio Emília – Itália. Um espaço onde dimensão estética se converte em qualidade pedagógica. Onde a criança faz parte do planejamento das “aulas”/encontros.
TEMA: Espaços habitados, territórios de aprendizagem, documentação pedagógica. Lugar de trocas de experiências e ENCANTAMENTO.
ORGANIZAÇÃO: Projeto Quintal ( Feira de Santana ) e Pedagogia da Subjetividade ( São Paulo/Argentina )
Valor da inscrição até o dia 20 de Julho R$ 180,00/parcelamento para 2x. (Reajuste depois dessa data ) Desconto de 10% a vista.

Inscrição através do email: encontroeducacao@hotmail.com - Solicite a ficha e os dados para depósito.



terça-feira, 17 de junho de 2014

Lá vem novidade no Quintal *:)

Em Agosto nos encontraremos... e será uma grande festa !!!
Mais uma oportunidade para conhecermos o que vem sendo realizado fora do Brasil junto com nossas crianças... 
Unindo forças, de mão dadas com as novas aprendizagens... Podemos muito !!!

Já já, os detalhes *:)




domingo, 25 de maio de 2014

Conversa de Quintal *_*

Veja se tem como não chorar...
No Quintal...
Criança 1 - Pró, porque vc não mora nesta casa ?
Eu - Não sei. Bem que eu queria.
Criança 1 - Então, vc compra e mora.
Eu - Mas ela é muito cara, não tenho dinheiro para comprar.
Criança 2 - A gente pode te ajudar.
Eu - Como ?
Criança 1 - O quintal não tem uma loja ? Então, vamos fazer um bocado
de arte e vc vende.
Criança 3 - Será que vende ?
Criança 1 - Acho que sim.
Criança 3 - Mas..., é... a gente podia fazer assim. Quem fizesse a arte naquela hora, daria
o dinheiro para o quintal, quem fizesse depois, podia ficar com o dinheiro.
Eu - Hum...entendi ! Pode ser...
Criança 1 - Então vamos trabalhar ?! Mas vc pró também vai ter que ajudar a gente...
Eu – mas porque vcs querem que eu venha morar aqui ?
Criança 1 – Próóo ( dããã... ) assim a gente pode vir todos os dias, até dormir...”

Seguem as primeiras peças...